Helô

helô com pratos

Como dizem por aí, a Helô é uma cozinheira de mão cheia, uma Dona Benta moderna ou uma Sherazade de forno e fogão.

Ela não se cansa de inventar moda, de ler, de pesquisar, pensar, escrever muito e preparar receitas. Mas do que ela gosta? De comida gostosa e de verdade, daquela que é cheia de sentimento. 

Em 2018, recebeu o prêmio “quituteira do ano” da Veja-SP e amou ser chamada de quituteira!

É chef de cozinha e de confeitaria (Le Grand Diplôme de Cuisine e de Pâtisserie da escola Le Cordon Bleu, Paris, 1995).

Como adora experimentar, testar e escrever sobre comida, ingredientes, modos de fazer e de receber, já publicou muitos livros, matérias e textos por aí. Produzir conteúdo é com ela.

Pela editora DBA e fotografados por Romulo Fialdini, publicou os livros: Cozinhando para Amigos, 2005 (Cooking for Friends, 2008, nos países de língua inglesa); Cozinhado para Amigos II – entre panelas e tigelas a aventura continua, 2008; Bacalhau – receitas e histórias, das águas geladas às caçarolas, 2009; Chocolate todo dia – 119 receitas pra todo mundo se derreter, 2010; Brasil à Mesa, 2014; Cozinha Brasileira – histórias e receitas, 2019. Na França, publicou os livros Le Brésil à Table, édition Le Bon Marché, com fotos do Romulo Fialdini, e Made in Brasil, édition Larousse, 2014, fotografado por Laetitia Vasseur. 

O seu premiado armazém, café e restaurante Lá da Venda funcionou por 10 anos na Vila Madalena, em São Paulo, e o seu pão de queijo foi reconhecido por muita gente como um dos melhores do Brasil.

Foi fundadora da escola de gastronomia Atelier Gourmand em São Paulo e, por vários anos, deu aulas deliciosas.

Hoje, as suas ideias, histórias, dicas e receitas estão aqui Na Cozinha da Helô, no Na Cozinha da Helô do youtube e no programa Na Cozinha da Helô do canal Sabor&Arte da Band.

Também é bom saber que ela adora coisas de casa e de cozinha, junta objetos e utensílios desde os 13 anos e vive rodeada por elas. 

E como ela ainda costura, borda, tece, faz crochê, tricô, tinge panos, faz cerâmica, sabão e vela, e adora fazer tudo em casa, ela não para mesmo.  Aqui Na Cozinha da Helô ela também vai mostrar um pouco do seu jeito de ser e de viver. Aqui tem receita, mas tem muita muito mais!

Da cozinha experimental da Helô saem as receitas testadas que dão certo sempre e pensadas pra acontecer do jeito mais simples e descomplicado do mundo, pra qualquer pessoa conseguir fazer em casa. 

Só que, junto com cada receita, a Helô conta histórias, ensina o passo a passo do preparo com muitas dicas, fala das técnicas e dos ingredientes e de quem produz. E cada receita vem com uma foto deliciosa. que só de olhar já dá vontade de comer e de fazer.  

A Helô faz tudo, pesquisa, testa, escreve, cozinha e produz as fotos com toda a descontração e afeto que ela tem. E também vai se arriscando a fazer umas fotos tímidas, mas que acontecem no dia a dia da sua vida (a Ana sempre inspirando e guiando os seus passos).

Afinal, cozinhar é preciso, comer é preciso e quando cozinhar e comer passam a ser valorizados e a envolver diversão com amor a vida fica mais leve e saborosa. Ela sempre diz que é muito gostoso fazer o máximo possível de coisas em casa, que não precisa ser difícil pra ser bom (muito pelo contrário), que não há motivo pra ter medo de cozinhar e que acertar, errar fazem parte da vida. A farofa queimada vai pro lixo, não tem jeito, mas o pudim que desmontou vai bem numa taça e fica bom também. 

Vamos cozinhar com a Helô?

Vive na fazenda com o Carlos e os dois cachorros inseparáveis e queridos: Café e Caju.

 

Um amor compartilhado

UM AMOR COMPARTILHADO

 Uma matéria sensível, cheia de amor, de carinho e que fala da relação linda e entrelaçada entre a Helô e Ana. Mãe e filha que sempre compartilharam as suas vidas, o amor pela comida, pela mesa, pelas receitas e pela fotografia. A matéria saiu em abril de 2021, três meses antes da Ana partir, e se já era emocionante, passou a ser uma homenagem mais emocionante ainda.

A ideia era preparar um almoço delicioso com receitas que as duas gostassem e foi assim. A Ana amava a cozinha tailandesa e os pratos escolhidos eram os seus preferidos. 

Ana

A Ana cresceu respirando as receitas, fazendo as suas lições de casa na bancada da cozinha e brincando enquanto a Helô preparava quitutes e mais quitutes. Foi aprendendo, desde pequena, a ter um olhar crítico e artístico sobre o alimento e a conhecer e a diferenciar todos os tipos de ingredientes e sabores. Amava comer e fotografar e, bem cedo, unindo as duas paixões, passou a fotografar gastronomia.  Em 2018, ela estudou fotografia na New York Film Academy e, em 2020, iniciou a graduação em fotografia na Belas Artes.

Apaixonada pela comida, pelas receitas e pela mesa, ela e a Helô, como filha e mãe que eram unha e carne e se completavam, criaram o Na Cozinha da Helô.

 

.Participava de todo o processo com as suas mil ideias, pesquisando receitas, produzindo e fotografando tudo de um jeito lindo e cheio de sentimentos.  

Só que a vida dá voltas e, em agosto de 2021, com apenas 25 anos,  a Ana partiu dessa vida. O seu amor, a sua inspiração e o seu jeito tão sensível de olhar a comida, as cores, as flores e a música estarão sempre com a Helô. Uma vida intensa, mas breve, junho de 1996 a agosto de 2021. – Because … love is all, love is you – e sempre Here, there and everywhere, seguindo juntas por uma long and widing road (John Lennon e Paul McCartney).  And everywhere I look I see your eyes (Jagger and Richards).

 

A cozinha

.

A HELÔ E AS SUAS COZINHAS

A Helô é aquela pessoa que cozinha sem parar, pensa em cozinhar o tempo todo, adora escrever sobre o alimento, as receitas e sobre a mesa cheia de gente ao redor. Ela carrega a sua cozinha e o seu jeito de viver pra onde quer que vá 

A primeira cozinha foi na Rua Aimberê, a casa em que morou logo que se casou com o Carlos, em 1986. Era uma cozinha pequena, mas era uma graça. Depois, veio a cozinha da Rua Barão do Bananal, que já era maior e tinha até um fogão a lenha.

Depois veio a cozinha dos sonhos, a cozinha mágica da Rua Traipu, e que passou a ser a cozinha da Helô pra valer. A cozinha era grande, grande mesmo, com muito espaço pra trabalhar e circular, tinha de tudo e mais um pouco pra ela preparar o que quisesse. Recebeu e acolheu muita gente e aconteceu muita coisa deliciosa por lá, e saiu em montes de matérias pelo mundo. 

Só que a vida muda e a cozinha da Helô agora mudou também. A Helô resolveu passar a maior parte do tempo na casa da roça, na fazenda da família em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. E a sua cozinha agora é a da sua casa bem caipira e muito linda. É puro aconchego e ela, aos poucos, vai mostrar como ela é e tudo que acontece por lá.

 

 

Na Mídia

Colaboradores

Regina Ferraz

Ela arruma as mesas mais lindas do mundo!! Sabe combinar pratos, talheres, tigelas, travessas, copos, toalhas e guardanapos como ninguém. Arrasta um móvel pra lá, puxa um outro pro outro lado e deixa qualquer ambiente encantador. É a irmã queridíssima da Helô e juntas elas fazem mil coisas incríveis. Receber é com a Regina e ponto.  

Flávia G Pinho e Caio Ferrari

 

A Flávia é jornalista com J maiúsculo e já escreveu uma quantidade gigante de matérias sobre comida e bebida em jornais e revistas brasileiras, isso desde 2005. Ela pesquisa demais, pensa muito sobre qualquer tema e escreve textos deliciosos e com muita informação (faz isso desde . O Caio é fotógrafo e fotografa de um jeito lindo e cheio de sentimentos. Dupla boa, muito querida e agora também está comigo aqui Na Cozinha da Helô. @flaviagpinho e @caio_a_ferrari

 

 

carlos bacellar

Carlos Bacellar


Meu companheiro de vida!  Dá palpite sobre tudo, experimenta receitas sem parar, come bastante, está sempre comigo e me ajuda a fazer umas fotos, cuida da horta, do pomar e das galinhas. E também se diverte com os os meus mil pratos, talheres, copos, toalhas, panelas e livros espalhados pela casa.